Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Auditores aposentados podem manter isenção de descontos

    Um grupo de auditores fiscais aposentados, por causa de patologias incapacitantes, moveram Mandado de Segurança (nº , contra ato do presidente do Instituto de Previdência do Rio Grande do Norte (IPERN) e do secretário de Administração do Estado do Rio Grande do Norte, e tiveram os pleitos acolhidos pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

    Desta forma, o Tribunal Pleno do TJRN determinou que os impetrados se abstenham de efetuar qualquer desconto previdenciário nos proventos de aposentadoria, até que seja garantido o devido processo legal.

    O grupo, formado por 11 auditores, explicou, através do Mandado, que passou a ocorrer desconto, nos contracheques, relativo à contribuição previdenciária, na ordem de 11% sobre os valores que excederem o dobro do teto do benefício de aposentadoria, pago pelo Regime Geral de Previdência Social RGPS.

    Acrescentaram ainda que conquistaram a isenção de contribuição previdenciária, em razão de serem portadores de patologias incapacitantes, na forma do artigo 3º , parágrafo único , da Lei Estadual 8.633 /05 e que a LCE 308 /05, apesar de ter extinguido outras espécies de isenção, conservou, expressamente, no artigo 106 , o benefício fiscal em questão.

    O mandado também foi movido, de acordo com os autores, já que os impetrados (IPERN e Secretaria), sem observar a necessidade da comunicação prévia e do devido processo administrativo, passaram a descontar o citado tributo dos seus proventos, desde maio último.

    Rebate

    Por outro lado, o IPERN argumentou que a EC nº 47 , de 5 de julho de 2005, ao impor o recolhimento de contribuição previdenciária aos inativos portadores de doenças incapacitantes, na parte que exceder o dobro do limite máximo do RGPS, tornou inaplicável a disposição contrária prevista na Lei Estadual 8.633 /05 e diz que não houve a alegada infringência ao dever de informação, visto que a notícia do desconto foi amplamente divulgada na página do IPERN e em jornais de circulação no Estado.

    Decisão

    No entanto, o relator do processo no TJRN, Juiz Kennedi de Oliveira Braga (convocado), ressaltou que, da apreciação dos autos, verifica-se que as autoridades impetradas, sob o fundamento da necessidade de parametrização do Sistema ERGON, no que diz respeito à contribuição previdenciária das aposentadorias e pensões e da inconstitucionalidade da Lei Estadual 8.633 /05 e da Lei Complementar Estadual 308 /05, sem procedimento administrativo prévio, realizaram o desconto previdenciário, suprimindo, assim, a isenção que vinha sendo estendida, o que implicou considerável diminuição nos vencimentos.

    A Constituição Federal , em seu art. , LIV e LV , estabelece que a ninguém será imposto o cerceamento da sua liberdade ou a privação de seus bens, sem a observância do devido processo legal, destaca o magistrado.

    O Pleno também destacou que a percepção dos proventos não implica a criação de situação jurídico-funcional nova, que geram o comprometimento de verbas orçamentárias extraordinárias, mas, apenas, de restaurar o estado em que antes se encontravam (não incidência do desconto), restabelecendo-se, de forma integral, o pagamento.

    • Publicações8049
    • Seguidores262
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações614
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/auditores-aposentados-podem-manter-isencao-de-descontos/672074

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)