Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Candidato a PM pode participar do curso de formação

    Um candidato eliminado no concurso da polícia militar por não possuir a altura mínima exigida no edital, poderá fazer o curso de formação na carreira, conforme entendimento da 1º Vara da Fazenda Pública e da 2ª Câmara Cível do TJRN.

    O candidato foi considerado inapto para exercer o cargo, por possuir três centímetros a menos do que altura exigida no edital, de 1,65m de altura. O Estado alegou que a sua reprovação estava fundamentada na Lei Complementar nº 192/01 que determina a altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Mas o relator do processo des. Cláudio Santos, ressaltou que a exigência da referida lei é inconstitucional, pois viola princípios constitucionais da Administração Pública, como os da razoabilidade, igualdade e impessoalidade, além de ser uma exigência de caráter discriminatório. A exigência de altura mínima para provimento de cargo de Policial Militar não possui uma correlação lógica com as atividades a serem desenvolvidas, a priori, no desempenho da função pública.

    Os relator destacou ainda que limitar a capacidade física do candidato pela altura é uma interpretação exagerada da norma, além disso a altura mínima para fazer parte do Exército Nacional é de apenas 1,60m para homens, o que demostra ausência de razoabilidade no critério. O processo de número º foi julgado pela 2ª Câmara Cível.

    • Publicações8049
    • Seguidores261
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/candidato-a-pm-pode-participar-do-curso-de-formacao/56841

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)