Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Pensão alimentícia em atraso resulta em prisão

Uma dívida alimentícia no valor de R$ 686,23 resultou na decretação da prisão preventiva de um pai, morador da capital, por um período de 60 dias. A decisão do juiz auxiliar da 3ª Vara da Família da capital, Reynaldo Odilo Martins Soares, em consonância com pedido do representante do Ministério Público, foi publicada no Diário Oficial da Justiça (DOJ) do último dia 12.

F. C. de S. F atrasou a pensão da filha F. F. C. de S, menor de idade, durante o período que compreende as três parcelas anteriores ao ajuizamento da ação e as vencidas no curso do processo até o mês de janeiro de 2011.

Em razão de o executado não ter adimplido a obrigação ajustada, sem qualquer justificativa, fica patente sua total despreocupação com o bem-estar da filha, violando de forma acintosa o dever de assistência material, uma vez que o requerido, em nenhum momento, demonstrou encontrar-se impossibilitado de cumprir sua obrigação, salientou o magistrado.

Ele observou ainda o fato de a Constituição Federal, em seu art. , LXVII, em regra não admitir a prisão civil por dívida, no entanto, o inadimplemento voluntário de obrigação alimentícia constitui uma exceção expressa à mencionada regra.

  • Publicações8049
  • Seguidores261
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações382
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pensao-alimenticia-em-atraso-resulta-em-prisao/2564392

Informações relacionadas

Daniela Abibi, Advogado
Modeloshá 2 anos

Reclamação trabalhista com pedido de reconhecimento de vínculo e horas extras

Barbara Martins, Bacharel em Direito
Artigoshá 4 meses

O pai sempre atrasa a pensão do filho?

Direito Familiar, Operador de Direito
Artigoshá 7 anos

O que é o inventário e para que serve?

Jus Vigilantibus
Notíciashá 16 anos

Pensão alimentícia. Atraso de uma parcela pode gerar prisão

Leidyane Gomes , Advogado
Artigoshá 7 anos

Meu marido pode registrar meu filho que não é dele?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)