Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Conheça Seu Direito: 302 pessoas não têm o nome do pai na certidão

O programa "Conheça seu Direito" com vertente para o reconhecimento de paternidade foi lançado nesta segunda-feira (21) na cidade de Pendências, a mais de 200 quilômetros de Natal, pela desembargadora Zeneide Bezerra, coordenadora geral do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais do TJRN, e a juíza de Direito Fátima Soares, no Fórum de Justiça da cidade. Com 302 casos de crianças, jovens e adultos sem o nome do pai na certidão de nascimento, Pendências é uma das cidades ao lado de outras como Pau dos Ferros, Maxaranguape e Macaíba, que receberam esta iniciativa do Naps, criada este ano.

"As pessoas têm mais acesso à Justiça, mas a população, de modo geral, ainda precisa saber quais são os direitos básicos", observa a desembargadora, lembrando que cada vez mais o número de processos está aumentando a demanda do Judiciário na apreciação dos feitos. E lembrou que o próprio Expresso Judiciário, outro programa do TJ potiguar, chega a Pendências também nesta segunda, com a missão de apreciar 3,5 mil processos. "No Brasil, se chegou a uma quantidade de 92 milhões de processos na Justiça, um número que deve crescer ainda mais", acrescentou a magistrada de segunda instância.

Fátima Soares, que também é juíza da 1'ª Vara da Família da Zona Sul de Natal e da Comissão Permanente de Gestão Ambiental (Copegam) do Judiciário potiguar, lembra que o Reconhecimento de Paternidade vai além da simples questão do direito a alimentos e de vínculo de parentesco. "É necessário que crianças e adolescentes, sobretudo, tenha o direito a convivência familiar e que sejam bem tratadas pelos pais", lembra a juíza.

O programa tem como próximos locais de lançamento Macau, no dia 4 de novembro, e Parnamirim, no dia 18 do mesmo mês.

  • Publicações8049
  • Seguidores261
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações174
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conheca-seu-direito-302-pessoas-nao-tem-o-nome-do-pai-na-certidao/111961767

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Fantástica iniciativa, o povo brasileiro necessita desta informacao para darmos mais dignidade a naçao que está crescendo, dando exemplo de responsabilidade e disciplinando os adultos de hoje. continuar lendo