Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Progressão de pena é mais rápida em Alcaçuz

    As progressões de regime, que envolvem os apenados na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, têm sido autorizadas em prazos mais curtos. Foi essa a avaliação obtida e divulgada pelo juiz Henrique Baltazar dos Santos, que responde pela 12ª Vara Criminal de Natal e pela Comarca de Nísia Floresta, onde se localiza a unidade prisional.

    Segundo o juiz, a maior rapidez é resultante da alteração nas rotinas de trabalho dos processos de execução e de um acordo informal, firmado com o Ministério Público em exercício na comarca.

    Fatores que, de acordo com o magistrado, eliminaram os atrasos que anteriormente existiam, quando alguns presos ficavam semanas e até meses sem conseguir o benefício, mesmo já tendo atingido os requisitos para tanto necessários.

    Também contribuiu para alcançar tal resultado, a implementação das comunicações via e-mail entre a Comarca de Nísia Floresta e a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, que estão utilizando a internet para solicitações e encaminhamento dos atestados de conduta carcerária, explica o juiz.

    Um exemplo dessa situação, destaca o juiz, ocorreu em dezembro, quando foram proferidas várias decisões antecipadas em benefício dos presos que atingiriam os requisitos durante o recesso forense, encaminhando para a Penitenciária de Alcaçuz as comunicações de progressão de regime.

    As comunicações, explica o magistrado, contém ainda as transferências para o regime semiaberto a serem cumpridas nos dias em que não havia expediente judiciário, conforme cada um deles atingisse a data prevista.

    O procedimento utilizado permitiu que alguns apenados em situação de ressocialização em andamento pudessem passar as festas do final de ano com suas famílias, afastando o sentimento de injustiça que alguns deles sentiam, avalia o juiz.

    Ele cita que tal 'sentimento', por parte do preso, ocorre em muitos presídios do país - quando eram obrigados a permanecer vários dias presos, mesmo já atingido o período para a progressão de regime, o que eles costumam chamar de "estar no injusto".

    • Publicações8049
    • Seguidores261
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações78
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/progressao-de-pena-e-mais-rapida-em-alcacuz/100316588

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)