Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça mantém processo extinto por falta de representante legal

    A juíza convocada Welma Maria Ferreira de Menezes manteve decisão da Vara Cível da Comarca de João Câmara que extinguiu o processo no qual a Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Estado do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) pleiteava a condenação do Município de Parazinho a reintegrar nos seus respectivos cargos todos os servidores públicos municipais demitidos - motivados na concessão de aposentadoria voluntária do Regime Geral da Previdência Social- no período de outubro de 2005 até os dias atuais.

    O Juízo de Primeiro Grau, verificando que a FETAM/RN não preencheu, para sua regular constituição, os requisitos previstos no artigo 534 da CLT, quais sejam, maioria absoluta de um grupo e quantidade mínima de entidades sindicais, declarou sua ilegitimidade para figurar no polo ativo da demanda, e, em consequência, o processo foi extinto sem resolução do mérito.

    Em sua defesa a FETAM/RN alegou que o simples registro no CNES do Ministério do Trabalho e Emprego atesta a legitimidade da entidade sindical e que a ConstituiçãoFederal assegurou a liberdade da associação profissional, não podendo a lei exigir autorização do Estado para a fundação do sindicato. Exigindo apenas a necessidade do registro do sindicato no órgão competente, como exigência constitucional.

    De acordo com a desembargadora em substituição realmente não estão presentes os requisitos legais para a formação de uma Federação, pois não foi atendida a exigência de quorum , entendido como maioria absoluta de um grupo, nem está apontada a quantidade mínima de cinco entidades sindicais.

    Ainda segundo ela, compete ao Judiciário, por outro lado, verificar se a criação da Federação observou os ditames legais previstos no artigo 534, caput , da CLT. Por sua vez, não possui legitimidade a federação sindical para postular em próprio nome, como substituto processual, interesse de sindicalizados que são associados ou membros de sindicato e não seus, destacou a juíza Welma Maria Ferreira de Menezes.

    Apelação Cível nº

    • Publicações8049
    • Seguidores261
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-mantem-processo-extinto-por-falta-de-representante-legal/3014229

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)