Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Suposta conivência com saídas de João Grandão volta a juízo

    A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou a anulação de uma sentença de primeiro grau, bem como o retorno dos autos à primeira instância para o prosseguimento do feito, relacionado à prisão de dois policiais, detidos por suposta facilidade na saída do preso João Maria Peixoto, conhecido por 'João Grandão'.

    Os autores do recurso junto ao TJRN (Apelação Cível nº buscaram ressarcimento por danos morais, onde afirmaram que foram presos no dia 04 de março de 2005 por suposta conivência com as regalias e saídas de João Grandão. Afirmaram que foram processados, tendo sido julgada extinta a punibilidade em 31 de julho de 2007.

    O Juízo inicial definiu que ocorreu a prescrição trienal, levando em conta o artigo 206 do Código Civil, motivo pelo qual indeferiu a petição inicial, também levando em consideração o artigo 295, do Código de Processo Civil.

    No entanto, a decisão no TJRN levou em conta que o termo inicial do prazo prescricional adotado na decisão de primeiro grau foi a data do fato, no caso a prisão dos recorrentes, os quais defendem como termo inicial a data do trânsito em julgado da ação penal contra eles instaurada, devendo ser, portanto, desconsiderada a data do evento danoso.

    Nesse sentido, os desembargadores ressaltaram o entendimento jurisprudencial do próprio STJ.

    A decisão no TJ destacou que a responsabilidade dos agentes policiais transitou em julgado em 31 de julho de 2007, tendo sido a presente demanda proposta em 28 de junho de 2010, o que não caracteriza o fenômeno prescricional.

    • Publicações8049
    • Seguidores261
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suposta-conivencia-com-saidas-de-joao-grandao-volta-a-juizo/2649113

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)