jusbrasil.com.br
26 de Setembro de 2016
    Adicione tópicos

    Portal e-SAJ facilita acesso aos serviços processuais

    No próximo dia 04/08, haverá o lançamento do portal e-SAJ que reunirá vários serviços do Judiciário do RN, proporcionando celeridade, economia de papel, segurança e acessibilidade aos cidadãos, advogados, representantes do Ministério Público, Defensoria e demais partes processuais.

    Um desses serviços é o peticionamento eletrônico que, segundo o juiz Presidente da Comissão de Gestão em Informática, Cleudson Vale, facilitará o trabalho do advogado, pois ele não vai mais precisar deslocar-se até à Secretaria da Vara para protocolar a petição. Assim tanto ele economiza tempo, como o trâmite processual ganha mais agilidade. Inicialmente, será possível fazer o peticionamento on line apenas de processos referentes às quatro Varas da Fazenda Pública e do Juizado da Fazenda Pública, mas, aos poucos, esse serviço será expandido às outras Varas e, no prazo de dois anos, todo o Rio Grande do Norte estará incorporado ao sistema.

    A ferramenta eletrônica vai permitir, também, que qualquer pessoa consulte seu processo que tramita no Judiciário potiguar, através de um mecanismo de pesquisa inserido no Portal semelhante à consulta que já existe no site do Tribunal de Justiça do RN. Outra novidade é que as partes poderão ser informadas de todas as movimentações relativas a seu processo direto no e-mail, através do sistema push. Para isso, elas deverão fazer um cadastro no próprio portal solicitando a inclusão do endereço eletrônico pessoal para o recebimento das informações.

    Segundo o gestor do SAJ, Marcelo Dantas, em breve, no Portal, estará disponível também um outro serviço que é a solicitação de certidões negativas on line, ou seja, essas certidões que são requeridas para a admissão em empresas, apresentação às Forças Armadas, ingresso em cargos públicos, processo de adoção, e outras finalidades, poderão ser obtidas através do Portal, facilitando a vida do cidadão, pois ele já não precisará mais ir até o Fórum para obter o documento, basta ter um computador e acesso à internet.

    O Portal poderá ser acessado através de um link localizado no site do Tribunal de Justiça (www.tjrn.jus.br).

    Disponível em: http://tj-rn.jusbrasil.com.br/noticias/2302496/portal-e-saj-facilita-acesso-aos-servicos-processuais

    0 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)