Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Ausência de notificação impede Busca e Apreensão de bem

O Banco Santander S/A não poderá dar seguimento a um processo de 'Busca e Apreensão', direcionado a um então cliente, que realizou um financiamento para a aquisição de um veículo. De acordo com a sentença inicial, mantida no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, a ação foi extinta, de acordo com o artigo 267 do CPC, por ausência de notificação pessoal.

Nas razões recursais, a instituição financeira (apelante) alega que, conforme cópia nos autos, a notificação foi devidamente entregue no endereço do então cliente, constituindo assim a mora.

No entanto, o relator do processo no TJRN, Desembargador Vivaldo Pinheiro, ressaltou um dos trechos da sentença inicial, o qual definia que foi verificada a falta de um dos pressupostos de desenvolvimento regular do processo, tendo em vista a não comprovação da constituição da mora, através da prova da notificação extrajudicial, mesmo após intimação realizada pata tal fim.

O desembargador ainda destacou a Súmula 72, do STJ, a qual reza que a comprovação da mora é requisito indispensável para ação de busca e apreensão de bem alienado fiduciariamente.

A súmula também reza que é imprescindível, por outro lado, a prova de que a notificação expedida pelo Cartório de Títulos e Documentos tenha sido entregue ao próprio devedor.

Processo nº 20090053936

  • Publicações8049
  • Seguidores261
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1719
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ausencia-de-notificacao-impede-busca-e-apreensao-de-bem/1764457

Informações relacionadas

Breno Rivas Souza Lima, Bacharel em Direito
Modeloshá 3 anos

Modelo de Agravo de Instrumento Falta de Notificação Extrajudicial (Busca e Apreensão em Alienação Fiduciária)

Olavo Ferreira, Advogado
Modeloshá 4 anos

Agravo de Instrumento. Busca e Apreensão de Veículo Financiado

Oliveira Advocacia, Advogado
Modeloshá 8 anos

Contestação em ação de busca e apreensão

Suellen Rodrigues Viana, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Contestação em Busca e Apreensão de Veículo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)